quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A FOTOGRAFIA JORNALÍSTICA DENTRO DO CURSO DE FOTOGRAFIA

O que você deve saber sobre esta disciplina e por que o fotojornalismo ainda é importante para os alunos de fotografia. 

Professor Luciano Alarcon em aula
 
O curso de fotografia da UNIP oferece aos seus alunos disciplinas com aulas teóricas e práticas, dentre elas a fotografia jornalística ministrada pelo professor Luciano Alarcon, que é graduado em rádio e tv, com especialização em criação visual e multimídia e mestrado em Semiótica na PUC.
Realizamos uma entrevista com o professor Luciano Alarcon, que explicou a importância desta disciplina para o fotógrafo nos dias atuais e como os alunos podem tirar proveito do fotojornalismo em qualquer área da fotografia.
 
Entrevista com o professor
 
Por dentro da UNIP - Por que você acha que esta matéria é importante para os alunos?
Professor Luciano Alarcon O fotojornalismo puro como profissão eu não vejo como uma atividade realmente interessante porque está se pagando muito pouco, você vai ter que trabalhar demais para ganhar muito pouco. Por isso trabalhar dentro de uma redação de um jornal, sendo bem realista, não é uma das áreas mais interessantes. Mas toda capacitação que se consegue com esses trabalhos, a questão da leitura, a questão de se conseguir trabalhar enquadramento em situações inusitadas, isso você leva pra diversas outras áreas que a princípio não são fotojornalismo, mas têm a mesma importância. Então às vezes quando eu participo de um congresso, alguma coisa sempre dá bate boca, por exemplo, na hora que você fala: fotografia de casamento está na mesma categoria de fotojornalismo, tem cara que vai dizer que não. Mas fotojornalismo é fotografia documental e fotografia de casamento também é fotografia documental. A práxis, a forma de você trabalhar é a mesma, só que no final uma eu vou colocar num jornal e a outra eu vou fazer um álbum e entregar para o meu cliente. Tirando aquelas fotos posadas que parece time de futebol, o resto você está fazendo fotojornalismo. Você está lá analisando, vendo o que acontece, produzindo as melhores imagens e o bom fotógrafo faz isso, o outro só faz o time de futebol. A grande importância, eu diria que não só do fotojornalismo, mas a importância de todas as disciplinas práticas é te dar as ferramentas para você se tornar um fotógrafo.
Uma vez uma aluna virou pra mim e falou: faculdade de fotografia não ensina ninguém a ser fotógrafo, eu acho um curso inútil. Ai eu falei: eu concordo com você, ninguém ensina ninguém a ser fotógrafo, então partindo dessa premissa é verdade o que você falou. Como que uma faculdade vai te ensinar a ser fotógrafo? Assim como ninguém ensina alguém a ser artista. Você pode fazer a faculdade de artes plásticas, mas se tornar um artista é outra coisa. A faculdade de fotografia te dá as ferramentas para você se tornar um fotógrafo, mas se tornar um fotógrafo é um percurso, é uma coisa sua, como se tornar um artista também é. Não é porque um cara é formado em artes plásticas que ele pode ser considerado um artista, assim como um cara que se formou em fotografia não pode ser considerado um fotógrafo. Aí a gente vai lembrar do Bresson no fim da vida falando: a maioria das coisas que produzi não tem relevância nenhuma. Porque se é linguagem, ela evolui, você vai olhar as primeiras imagens que você fez e vai falar: "Nossa, como eu era ruim!" Não, não é que você era ruim, você que evoluiu. Agora, você chegar ao fim de sua carreira e achar que tudo que você fez é genial quer dizer que você não evoluiu nada e esse percurso não é quem vai te dar isso, é algo pessoal, não é a faculdade que te dá. A importância primeira dessa disciplina e de todas as outras é te dar o maquinário, as ferramentas, por isso que muita gente se forma e poucos realmente se tornam fotógrafos. Não por um mérito ou demérito do curso, mas por mérito ou demérito de cada um que resolveu estudar.
 
Alunos de fotografia discutindo a pauta com o professor Alarcon
 
A disciplina de fotojornalismo pertence à grade curricular do 4o semestre do curso Superior Técnico em Fotografia e seu objetivo é oferecer aos alunos conhecimento básico sobre a mesma.
Seguindo a ementa o professor Alarcon criou uma metodologia de ensino onde os alunos devem criar um blog para a inserção de matérias definidas em pautas semanais, de acordo com uma linha editorial estabelecida pelos grupos constituídos de três a cinco integrantes.
Durante o semestre os alunos desenvolvem matérias e fotografias partindo das pautas pré-estabelecidas, com horários pré-definidos, simulando um ambiente editorial de jornal.




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário