quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BOMBEIROS A DISPOSIÇÃO 24 HORAS

Bombeiros da UNIP cedem entrevista ao blog e contam quais são os tipos mais comuns de ocorrência e como os alunos devem agir.

Bombeiros Zanon e Curtis 
A sede dos bombeiros dentro do campus Paulista está localizado no 1º andar, ao lado da quadra de esportes. Sempre há seis profissionais disponíveis para atender não somente os alunos, como também os funcionários. No total, há doze bombeiros que são divididos em dois turnos de 12 horas. 
A função do bombeiro na UNIP é prevenção de incêndios, verificação de extintores e alarmes, mas também tem a área de primeiros socorros.  Todos os bombeiros que trabalham na UNIP são bombeiros militares e têm como formação vários cursos, bem como: cursos de resgate, curso de combate à incêndio, RCP - Reanimação Cárdio Pulmonar, de salvamento de altura, entre outros. Por isso, a UNIP prefere trabalhar com os bombeiros militares, pois os mesmos têm essa formação completa.

Prestativos, os profissionais Curtis e Zanon cedem esta entrevista ao blog.
Bombeiros em entrevista
Por dentro da UNIP: No caso de uma emergência, quem os alunos devem procurar de imediato? 
Bombeiros: Devem chamar a segurança e estes vão acionar os bombeiros. Se estiverem próximos a algum departamento avisar ao funcionário e estes entram em contato conosco por telefone ou por rádio.

De acordo com os bombeiros, os tipos mais comuns de ocorrências são mal súbitos, ou seja, pessoas que passam mal e, para atendê-los no campus Paulista há maleta de primeiros socorros e D.E.A (Desfibrilador Externo Automático). Mas depende muito da situação, pois segundo eles nas semanas de provas há muitas ocorrências, devido aos alunos ficarem tensos. Há também a questão do calor, em que funcionários e alunos passam mal e têm alterações na pressão sanguínea. Além das ocorrências para atender pessoas e procedimentos de primeiros socorros também há ocorrências de alarme.  

Por dentro da UNIP: Quais as atitudes dos alunos que podem colocar em risco a sua segurança e a dos outros? 
Bombeiros:Aqui na quadra de esportes durante as atividades esportivas os alunos às vezes se machucam, outros fazem brincadeiras nas escadas e acabam caindo. Alguns alunos vêm direto do trabalho e não se alimentam corretamente, ou tem aqueles que fazem dieta e também passam mal e desmaiam. 

Por dentro da UNIP: Em caso de princípio de incêndio como os alunos devem proceder?
Bombeiros:Primeiramente não entrar em pânico e procurar as saídas de emergência. O prédio tem várias saídas de emergência que estão identificadas com uma placa padrão, temos saídas para a Av. Paulista e para a Rua São Carlos do Pinhal, mas o essencial é manter a calma e não entrar em pânico.

Por dentro da UNIP: Por fim, o que vocês gostariam de informar aos alunos? Alguma recomendação? 
Bombeiros:Como a maior parte de ocorrências é de mal súbito, tem situações que não tem como evitar, como por exemplo o nervosismo na época de prova, mas recomendamos que as pessoas se alimentem corretamente, não saiam de casa ou do trabalho em jejum, as mulheres que fazem dieta, fiquem atentas a saúde para não passar mal. Na época de calor é recomendável beber bastante água. São procedimentos simples que evitam maiores transtornos. E como foi dito anteriormente, em situações de emergência nunca entrar em pânico, sempre procurar manter a calma. 
Desfibrilador
Procedimento de primeiros socorros
Os bombeiros fazem rondas preventivas no prédio várias vezes ao dia. Verificam os extintores, a parte elétrica, fazem vistorias nos alarmes, procuram vazamentos e cheiro de queimado. A
falta de um profissional bombeiro dentro de um prédio para iniciar um procedimento de primeiros socorros pode fazer a diferença no atendimento de uma emergência médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário